home, https://cprdf.wordpress.com/noticias/, Notícias, Uncategorized

Trabalho em Altura e Responsabilidade Técnica são temas do Seminário do CPR-DF

Sidney Rocha

| Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF |

O Comitê Permanente Regional do DF (CPR-DF) realizou nesta quinta-feira, 18 de outubro, o Seminário de SST na Industria da Construção 2018. Este ano, o evento teve como tema Trabalho em Altura e Responsabilidade Civil e Criminal do RT. Para falar sobre esses assuntos foram convidados Fábio Nogueira Vasconcellos, técnico de segurança do trabalho do Senac-DF, e João Ernesto Rios, engenheiro do Crea-DF.

O coordenador do CPR-DF e presidente do Sindicato dos Trabalhadores (Sticombe), Raimundo Salvador, ressaltou a importância dos temas debatidos e da responsabilidade de todos os entes participantes na promoção da segurança e saúde nos ambientes de trabalho do DF. “Temos um alto índice de acidentes com trabalho em altura. Nosso objetivo é dar mais atenção e importância aos requisitos da NR-35. Nós precisamos da nossa mão de obra protegida, com qualidade e, para isso, precisamos dar o amparo para que todos desenvolvam seu trabalho com segurança e dignidade”, disse Salvador.

Ele falou ainda sobre a os índices de acidentes relacionados à queda. De acordo com Salvador, 60% dos acidentes fatais ocorridos nos últimos 5 anos, tiveram relação com o trabalho em altura. “Isso só reforça a importância de discutirmos e buscarmos soluções para garantir a integridade dos trabalhadores e a consciência dos empresários”, falou.

O CPR-DF reúne representantes do governo, dos empresários, dos trabalhadores e está descrito na Norma Regulamentadora 18. O objetivo do grupo é discutir e propor mecanismos e aperfeiçoamento das Normas relacionadas à segurança e saúde no ambiente de trabalho. Representando o Seconci-DF, participou Juliana Moreira, engenheira e gerente de segurança do trabalho da entidade. “Nós, do Seconci, desenvolvemos diversas atividades que estão relacionadas aos temas deste Seminário. Atualmente, por exemplo, disponibilizamos treinamento para trabalho em altura, realização dos programas ocupacionais, entre outros. É sempre importante falar sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho”, explicou Juliana.

O técnico de segurança do trabalho do Seconci-DF, Thiago Bruno, que também é responsável pelo treinamento dos trabalhadores que exercem função de trabalho em altura, participou do Seminário e elogiou os temas e assuntos debatidos. “É sempre bom agregar mais conhecimento sobre nosso trabalho e, ainda mais, quando se trata de algo tão importante quanto à prevenção”, disse.

O Seminário já faz parte do calendário de eventos relacionados à segurança e medicina do trabalho do DF e, este ano, contou com a presença de 110 pessoas. Para o diretor de políticas e relações trabalhistas do Sinduscon-DF, Izidio Santos, além da importância em si, é necessário criar uma cultura prevencionista de base. “A conscientização precisa começar dentro das escolas. Fazendo isso, o cenário mudar e a realidade será outra com o passar do tempo”, finalizou Izidio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s